Plano Nacional de Fortalecimento das Residências

 

O Plano Nacional de Fortalecimento das Residências em Saúde busca valorizar os residentes, corpo docente-assistencial e gestores de programas de residência, por meio de ações de qualificação, concessão de incentivos e apoio institucional às instituições proponentes de programas de residência  em saúde, em especial nas regiões prioritárias do SUS.

  

 

 

Conjunto de ações estratégicas, estruturadas em três eixos, destinadas à valorização e qualificação de residentes, corpo docente-assistencial, gestores de programas de residência e ao apoio institucional aos programas de residência em saúde no Brasil. 

 

 

 

I - valorizar e qualificar residentes, corpo docente-assistencial e gestores de programas de residência em saúde;

II - fortalecer a atuação do preceptor na formação do residente;

III - contribuir, de forma complementar, para a formação qualificada de profissionais de saúde, em especialidades, áreas de atuação e áreas de concentração prioritárias para o SUS;

IV - apoiar institucionalmente programas de residência em saúde;

V - ampliar o número de programas de residência em saúde com bolsas financiadas pelo Ministério da Saúde (MS), em regiões prioritárias para o SUS; e

VI - contribuir para a oferta de profissionais especializados, egressos de programas de residência em saúde, nas regiões prioritárias para o SUS.

 

 

 

O eixo Ofertas Educacionais consiste em um conjunto de ações de capacitação e qualificação profissional de residentes, corpo docente-assistencial e gestores de programas de residência em saúde, na modalidade de cursos, apoio à produção científica e outros processos formativos.

 

• Residentes

• Corpo docente-assistencial

• Gestores de programas de residência

 

• Realizar a inscrição no curso selecionado.

• Para acessar a lista completa das ofertas educacionais, clique aqui.

 

O eixo Valorização Ensino-Assistencial consiste em cursos para a qualificação do corpo docente-assistencial com intuito de aprimorar o conhecimento científico e, consequentemente, contribuir de maneira qualitativa no ensino e na formação de novos especialistas, bem como na produção científica no país.

 

O corpo docente-assistencial é constituído por profissionais vinculados às instituições formadoras, composto por docentes, tutores e preceptores, que participam do desenvolvimento das estratégias pedagógicas e das atividades teóricas e teórico-práticas.

 

Inicialmente, as ações serão destinadas aos preceptores de programas de residência em saúde, previamente declarados por seus coordenadores no Cadastro Nacional Docente-Assistencial.

Destaca-se que as planilhas encaminhadas pelos coordenadores no período de 24/03/2021 a 14/07/2021, serão consideradas válidas.
No entanto, caso haja a necessidade de alterações ou inclusões, solicita-se que seja preenchido um formulário para cada preceptor a ser declarado.

 

Corpo docente-assistencial de programas de residência em saúde credenciados pela CNRM e CNRMS, exceto os de instituições privadas com fins lucrativos.

 

• As Comissões de Residência Médica (COREME) ou Comissões de Residência Multiprofissional (COREMU) devem declarar no Cadastro Nacional Docente-Assistencial os docentes, tutores e preceptores de programas de residência autorizados no âmbito das respectivas comissões nacionais.

• O corpo docente-assistencial, previamente declarado, realiza a adesão aos editais de seleção.

• Para verificar os editais publicados, clique aqui.

 

 

O eixo Apoio Institucional consiste na oferta de ações de apoio técnico, pedagógico e institucional às instituições proponentes de programas de residência em saúde na elaboração de projetos pedagógicos e na condução de processos administrativos para criação, reativação ou reestruturação de programas de residência em saúde, em conformidade com as necessidades e capacidades loco-regionais do SUS.

O primeiro ciclo do plano priorizará o apoio à criação, reativação e reestruturação de programas de residência em saúde na Região Norte do país.

 

• Instituições federais vinculadas ao Ministério da Saúde ou ao Ministério da Educação, instituições privadas sem fins lucrativos e órgãos e instituições públicas municipais, estaduais e distritais.

 

• A adesão ocorrerá mediante chamada pública, na qual poderão participar os entes da federação integrantes das regiões prioritárias;

• As ações do eixo Apoio Institucional serão desenvolvidas e acompanhadas por Apoiadores Técnicos Loco-Regionais.

 

Os Apoiadores Técnicos Loco-Regionais deverão ter conhecimento e experiência em saúde pública, em residências em saúde ou em relação ao SUS.

Poderão ser Apoiadores Técnicos Loco-Regionais:

I - membros representantes das Comissões Estaduais de Residência Médica (CEREMs);

II - membros representantes das comissões descentralizadas da residência multiprofissional em saúde;

III - membros representantes das Secretarias Estaduais de Saúde; e

IV - membros representantes dos Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS).