A Ação Estratégica SOS de Ponta, lançada pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS), visa fortalecer as respostas do Sistema Único de Saúde (SUS) às situações de Emergência em Saúde Pública (ESP) em todo o Brasil através da qualificação de seus trabalhadores por meio do desenvolvimento de competências e habilidades específicas.

            Entende-se por Emergências em Saúde Pública, aquelas relacionadas a incidentes com múltiplas vítimas, situações epidemiológicas de grande magnitude, desassistência, desastres naturais, acidentes com materiais químicos, biológicos, radiológicos ou nucleares.

            O público-alvo é selecionado por editais publicados pelo Ministério da Saúde (MS), contendo os critérios estabelecidos conforme as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo as turmas formadas por equipes multiprofissionais de acordo com critérios e quantitativos estabelecidos para cada capacitação.

SOBRE OS CURSOS:

            Serão oferecidas capacitações para cerca de 10 mil profissionais em exercício na assistência à saúde em instituição pública ou privada sem fins lucrativos, em atendimento ao SUS.

            O foco da Ação é na abordagem ao paciente crítico, adulto e pediátrico, através de cursos presenciais e à distância.