Plano Nacional de Fortalecimento das Residências

 
Ofertas Educacionais
PACTUAÇÃO OFERTANTE CURSO MODALIDADE DE ENSINO CARGA HORARIA DESCRIÇÃO DO CURSO ACESSE
Ministério da Saúde UNIVERSUS BRASIL Prevenção ao Suicídio EaD autoinstrucional 40h Promover o acesso à informação para prevenção ao suicídio, contribuindo para qualificar adultos para atuar junto aos adolescentes de 11 a 18 anos, de forma didática e acessível.
Ministério da Saúde UNIVERSUS BRASIL Entrevista familiar para doação de órgãos EaD autoinstrucional 2h O curso visa auxiliar a organização da equipe assistencial nos momentos chave da comunicação entre profissionais da saúde e familiares de potenciais doadores.
UNA-SUS Universidade Federal do Maranhão Situações Relacionadas ao Atendimento à Demanda Espontânea na Atenção Primária à Saúde EaD autoinstrucional 30h Compreenção da importância da classificação de risco e vulnerabilidades para a organização do trabalho na Atenção Primária em Saúde (APS), bem como o conhecimento da comunicação de más notícias e o manejo da Parada Cardiorrespiratória na APS.
UNA-SUS Universidade Federal de Pelotas Situações Odontológicas Comuns em Atenção Primária à Saúde EaD autoinstrucional 45h Proporcionar aos profissionais de odontologia aprimoramento sobre situações odontológicas comuns na Atenção Primária em Saúde (APS).
UNA-SUS Universidade Federal de Pelotas Situações Clínicas Comuns na Atenção Primária à Saúde - Medicina EaD autoinstrucional 45h Proporcionar aos profissionais de saúde aprimoramento em situações clínicas comuns na Atenção Primária à Saúde. Este curso de autoaprendizagem oportuniza a formação dos profissionais através de casos clínicos interativos que enfocam o desenvolvimento do raciocínio clínico e o aprofundamento dos conhecimentos em diferentes grupos populacionais.
UNA-SUS Universidade Federal de Pelotas Situações Clinicas Comuns na Atenção Primária à Saúde II - Medicina EaD autoinstrucional 45h Qualificação da abordagem à mulher na prevenção do câncer de colo uterino e mamas, no pré-natal de baixo risco, no climatério, no puerpério; à criança na puericultura, na prevenção de violência e de acidentes, no controle de diarreia, na imunização: problemas clínicos frequentes em adultos como distúrbios digestivos e osteoarticulares.
UNA-SUS Universidade Federal de Pelotas Situações Clínicas Comuns na Atenção Primária à Saúde II - Enfermagem EaD autoinstrucional 45h Qualificar a abordagem à mulher na prevenção do câncer de colo uterino e mamas, no pré-natal de baixo risco, no climatério, no puerpério; à criança na puericultura, na prevenção de violência e de acidentes, no controle de diarreia, na imunização, e no atendimento a criança com necessidades especiais; problemas clínicos frequentes no adulto: hipertensão arterial e síndrome gripal e os gigantes da geriatria na saúde do idoso.
UNA-SUS Universidade Federal de Pelotas Situações Clínicas Comuns na Atenção Primária à Saúde - Enfermagem EaD autoinstrucional 45h O objetivo do curso é proporcionar aos profissionais de saúde aprimoramento em situações clínicas comuns na Atenção Primária à Saúde.
UNA-SUS Universidade Federal de Goiás Segurança e ética no compartilhamento de dados pessoais de saúde EaD autoinstrucional 15h Capacitar profissionais e gestores da área da saúde e da informática para contribuírem, junto aos cidadãos, com o uso ético dos dados de saúde, fornecidos pela Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS).
UNA-SUS Universidade Federal do Goiás Rede Nacional de Dados em Saúde: o que precisamos saber? EaD autoinstrucional 15h Promover a troca de informações entre os pontos da Rede de Atenção à Saúde, permitindo a transição e continuidade do cuidado nos setores de saúde, público e privado (BRASIL, 2020).
UNA-SUS Universidade Federal do Maranhão Queixas comuns no atendimento à demanda espontânea e urgências e/ou emergências na Atenção Primária à Saúde 1 EaD autoinstrucional 30h Este curso permitirá a compreensão quanto às diferenças entre situações de urgência/ prioridades a fim de realizar o adequado diagnóstico e tratamento em situações como cefaleia, diarreia e vômitos, dispneia e disúria, bem como a forma adequada de proceder com o encaminhamento para um nível de atenção de maior complexidade, quando necessário.
UNA-SUS Fundação Oswaldo Cruz - Brasília População em Situação de Rua EaD autoinstrucional 45h Curso de qualificação para os trabalhadores do sistema de saúde para ampliar o acesso ao SUS à PSR, provocando o debate e a reflexão sobre aceitação da diferença e dos diferentes no SUS e instrumentalizando para acolhimento e cuidado dentro das especificidades dessa população.
UNA-SUS Universidade Federal do Maranhão Mudanças no Financiamento do SUS EaD autoinstrucional 45h O tema financiamento, no âmbito das políticas públicas de saúde, é caracterizado como condição vital para a concretização de ações e serviços de saúde capazes de melhorar as condições de saúde da população. Através deste curso, será possível compreender o financiamento do SUS, com ênfase na Atenção Primária à Saúde, perpassando por conceitos estratégicos, responsabilidades dos entes federados sobre o financiamento e o modelo de financiamento, componentes do financiamento e investimentos na Atenção Primária à Saúde.
UNA-SUS Fundação Oswaldo Cruz - Brasília Manejo da Tuberculose na Atenção Primária à Saúde para População com HIV EaD autoinstrucional 09h O curso Manejo da Tuberculose na Atenção Primária à Saúde para População com TB-HIV desenvolvido pela UNA-SUS - Universidade Aberta do SUS em parceria com as Secretarias de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde (SGTES) e Vigilância em Saúde (SVS) | Ministério da Saúde, na modalidade de Educação a Distância - EaD, apresenta um caso problema de TB-HIV que aborda todos os aspectos da coinfecção e do tratamento oportuno, e como se dá o manejo da tuberculose na rede de atenção primária à saúde.
UNA-SUS Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre Hemograma, Anemia e Linfadenopatia EaD autoinstrucional 30h Desenvolvido e ofertado pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UNA-SUS/UFCSPA), o curso Hemograma, Anemia e Linfadenopatia aborda o reconhecimento de características fisiológicas e patológicas básicas do funcionamento dos sistemas sanguíneo e linfático, bem como suas inter-relações e mensurações quantitativas automatizadas de rotina para a atenção à saúde.
UNA-SUS Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre Cuidadores e a Atenção Domiciliar EaD autoinstrucional 30h O módulo apresenta os conceitos de cuidado e de autocuidado, as modalidades de cuidadores e suas atribuições; contextualiza as relações entre o cuidador, a pessoa cuidada e a família; discute as relações entre o cuidador e a equipe de saúde, bem como a avaliação do cuidador por parte do profissional, a avaliação da sobrecarga do cuidador e como a equipe pode ajudar a melhorar o cuidado; apresenta os cuidados e os procedimentos comuns utilizados por cuidadores.
UNA-SUS Universidade Federal do Maranhão Cuidado em Saúde Bucal para Pessoas em Situações de Urgências Odontológicas EaD autoinstrucional 120h A Atenção Primária em Saúde Bucal é considerada a porta de entrada principal para os cuidados com a saúde bucal. Portanto, é um espaço no qual são realizadas ações de promoção em saúde e prevenção, mas que não tiram a responsabilidade da equipe de saúde bucal de fazer o primeiro atendimento nos casos de urgências odontológicas. Considerando esses aspectos, ao longo deste módulo você irá conhecer um pouco mais sobre a organização do processo de trabalho para atenção às demandas de urgência no cotidiano da assistência odontológica e das demandas espontâneas, entendendo o processo de trabalho das equipes de Saúde Bucal na Atenção Primária à Saúde.
UNA-SUS Universidade Federal do Maranhão Cuidado em Saúde Bucal para Pessoas com Deficiência na Atenção Primária à Saúde EaD autoinstrucional 45h Compreender a produção do cuidado em Saúde Bucal na Atenção Primária à Saúde, bem como identificar as especificidades no manejo da pessoa com deficiência dentro da APS.
UNA-SUS Universidade Federal do Maranhão Cuidado em Saúde Bucal para Gestantes e Puérperas EaD autoinstrucional 45h Neste módulo serão abordados o acompanhamento integral em saúde da gestante e da puérpera, a inserção da assistência à saúde bucal na Rede Cegonha, na perspectiva da compreensão da estruturação dos serviços e da assistência odontológica, bem como o trabalho da equipe de Atenção Primária em Saúde voltado para essa linha de cuidado.
UNA-SUS Fundação Oswaldo Cruz - Brasília Condições Clínicas e Agravos à Saúde Frequentes na Pessoa Idosa EaD autoinstrucional 16h O curso tem como objetivo geral apresentar as condições de saúde e agravos mais frequentes na população idosa. Para isso, aborda as condições de saúde e agravos mais frequentes na população idosa, destacando como: realizar adequada anamnese da pessoa idosa, identificando riscos e problemas de saúde; realizar exame físico com foco na abordagem integral da saúde do idoso; identificar as peculiaridades, evolução e consequências das doenças e agravos à saúde mais frequentes na pessoa idosa e como elaborar planos de cuidados ou terapêuticos, considerando a visão integral da pessoa idosa (considerar cuidados domiciliares).
UNA-SUS Fundação Oswaldo Cruz - Brasília Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa: um instrumento de avaliação multidimensional EaD autoinstrucional 30h O curso tem como objetivo geral: qualificar os profissionais de saúde para usarem e preencherem corretamente a caderneta de saúde da pessoa idosa durante o atendimento no âmbito da Atenção Primária. Para isso, aborda como: Reconhecer a caderneta como importante instrumento de qualificação do cuidado à pessoa idosa; Identificar os idosos frágeis e vulneráveis no seu território; identificar a capacidade funcional e vulnerabilidade a partir do VES-13; reconhecer a situação de saúde e riscos a que a pessoa idosa está exposta a partir da caderneta; aplicar a caderneta como instrumento de qualificação do trabalho em equipe na saúde da população idosa.
UNA-SUS Fundação Oswaldo Cruz - Brasília Avaliação Multidimensional da Saúde da Pessoa Idosa EaD autoinstrucional 16h O curso tem como objetivo geral: Realizar a avaliação multidimensional da pessoa idosa. Para isso, aborda como: Reconhecer o estado geral da pessoa idosa; reconhecer a capacidade cognitiva e o humor da pessoa idosa; reconhecer deficiências sensoriais da pessoa idosa; realizar testes de capacidade física na pessoa idosa; reconhecer o contexto sociofamiliar da pessoa idosa; realizar a avaliação antropométrica e das condições nutricionais; avaliar a segurança do domicílio, risco de quedas e capacidade de mobilidade da pessoa idosa.
UNA-SUS Universidade Federal do Maranhão Assistência Odontológica a Pacientes com DCNT: Pacientes com Câncer EaD autoinstrucional 45h Com este curso, será possível conhecer os principais cuidados odontológicos que devem ser realizados antes, durante e após o tratamento oncológico, bem como entender o funcionamento da Rede de Atenção à Saúde para cuidado ao paciente oncológico no SUS.
UNA-SUS Universidade Federal do Maranhão Assistência Odontológica a Pacientes com DCNT: Doenças Cardiovasculares EaD autoinstrucional 45h Neste curso serão abordadas as principais cardiopatias de interesse do cirurgião-dentista para a clínica diária assim como o conhecimento e instituição dos protocolos para a prestação da assistência odontológica com segurança para pacientes com doenças cardiovasculares.
UNA-SUS Universidade Federal do Maranhão Assistência Odontológica a Pacientes com DCNT: Diabetes, Hipertensão e Doença Renal Crônica EaD autoinstrucional 30h Este curso trata de temas relacionados às Redes de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas, em especial a Doença Renal Crônica (DRC), a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e a Diabetes Mellitus. Será possível compreender a epidemiologia dessas doenças crônicas bem como o diagnóstico, tratamento e manejo odontológico, a fim de contribuir para um melhor atendimento, respeitando as especificidades e necessidades dessa linha de cuidado.
UNA-SUS Fundação Oswaldo Cruz - Brasília Ações estratégicas no cuidado à pessoa idosa na Atenção Primária EaD autoinstrucional 10h O curso tem como objetivo geral compreender as ações estratégicas para cuidar da população idosa. Para isso, aborda as ações estratégicas para cuidar da população idosa, destacando como: acolher as pessoas idosas com escuta ativa na UBS, priorizando o seu atendimento; identificar as características socioeconômicas e clínicas da pessoa idosa frágil e/ou vulnerável; realizar visitas domiciliares aos idosos frágeis/vulneráveis, a fim de identificar fatores de risco e reduzi-los; reconhecer os dados disponíveis na UBS em relação à população idosa (inclusive a residente em ILPIs); reconhecer os serviços, ações e programas disponíveis no território (setoriais e intersetoriais); estabelecer um plano de cuidados voltado a atender às necessidades e demandas de saúde das pessoas idosas adstritas a sua UBS.
UNA-SUS UFCSPA Abordagem Familiar na Atenção Domiciliar EaD autoinstrucional 30h O módulo apresenta os aspectos teóricos e assistenciais da Abordagem Familiar. Aborda os conceitos de cuidado e autonomia, abordagem integral, risco familiar, visita domiciliar e ferramentas de abordagem familiar. O módulo capacita o aluno a conhecer como organizar e manter contato com a família durante o curso da assistência domiciliar; também a coordenar a gestão do cuidado em colaboração com a pessoa assistida, com a família e com o cuidador; prepara para identificar o impacto da doença na dinâmica familiar; a reconhecer e manejar situações disfuncionais ou de risco que interfiram na assistência domiciliar.
UNA-SUS Universidade Federal de Pelotas Abordagem dos Problemas Respiratórios no Adulto Comuns na Atenção Básica - Medicina EaD autoinstrucional 45h O objetivo do curso é qualificar a abordagem dos principais problemas respiratórios no adulto, melhorando a resolubilidade da atenção básica. Para atingir o objetivo acima, quais os temas serão abordados pelo curso? Os temas incluem epidemiologia dos problemas respiratórias nos adultos frequentes na Atenção Básica (broncopneumonia, rinite alérgica, rinossinusites, asma, doença pulmonar obstrutiva crônica e tabagismo). Abordagem sindrômica dos sintomas respiratórios. Propedêutica, exame clínico e indicação de exames complementares. Diagnóstico e diagnóstico diferencial. Avaliação da gravidade. Abordagem individual e familiar. Abordagem multiprofissional. Terapêutica não medicamentosa e medicamentosa. Uso racional de medicamentos. Orientação de controle ambiental na rinossinusite e na doença obstrutiva crônica. Tabagismo passivo e ativo. Dependência ao tabaco. Definir unidades e temas por núcleo profissional.
UNA-SUS Universidade Federal de Pelotas Abordagem dos Problemas Respiratórios no Adulto Comuns na Atenção Básica - Enfermagem EaD autoinstrucional 45h O objetivo do curso é qualificar a abordagem dos principais problemas respiratórios no adulto, melhorando a resolubilidade da atenção básica. Os temas incluem epidemiologia dos problemas respiratórias nos adultos frequentes na Atenção Básica (broncopneumonia, rinite alérgica, rinossinusites, asma, doença pulmonar obstrutiva crônica e tabagismo). Sinais e sintomas respiratórios. Anamnese, exame respiratório. Diagnóstico diferencial. Classificação dos sinais e sintomas. Avaliação da gravidade e encaminhamentos. Terapêutica não medicamentosa e medicamentosa. Uso racional de medicamentos. Orientação de controle ambiental na rinossinusite e na doença obstrutiva crônica. Tabagismo passivo e ativo. Dependência ao tabaco. Imunizações. Cuidados de enfermagem nas doenças respiratórias.
UNA-SUS Universidade Federal de Pelotas Abordagem Domiciliar em Situações Clínicas Comuns em Idosos - Medicina EaD autoinstrucional 45h O objetivo do curso é proporcionar aos profissionais de saúde aprimoramento sobre a atenção domiciliar de situações clínicas comuns em idosos. Este curso de autoaprendizagem oportuniza a formação dos profissionais através de casos clínicos interativos que enfocam o desenvolvimento do raciocínio clínico e o aprofundamento dos conhecimentos. Os temas dos casos clínicos incluem a abordagem domiciliar de doenças cardiovasculares, diabetes, câncer, incapacidade funcional, quedas, doença pulmonar obstrutiva crônica, problemas musculoesqueléticos e de saúde mental. Ferramentas interativas como escores, calculadoras e escalas estão disponíveis para subsidiar a avaliação da situação de saúde dos idosos. O curso também provê materiais com orientações sobre a temática para cuidadores e usuários que podem ser utilizados pelos profissionais em sua prática. O pré-teste, o pós-teste e o desempenho no desenvolvimento dos casos clínicos são utilizados para a avaliação.
UNA-SUS Universidade Federal de Pelotas Abordagem Domiciliar em Situações Clínicas Comuns em Idosos - Enfermagem EaD autoinstrucional 45h O objetivo do curso é proporcionar aos profissionais de saúde aprimoramento sobre a atenção domiciliar de situações clínicas comuns em idosos. Este curso de autoaprendizagem oportuniza a formação dos profissionais através de casos clínicos interativos que enfocam o desenvolvimento do raciocínio clínico e o aprofundamento dos conhecimentos. Os temas dos casos clínicos incluem a abordagem domiciliar de doenças cardiovasculares, diabetes, câncer, incapacidade funcional, quedas, doença pulmonar obstrutiva crônica, problemas musculoesqueléticos e de saúde mental. Ferramentas interativas como escores, calculadoras e escalas estão disponíveis para subsidiar a avaliação da situação de saúde dos idosos. O curso também provê materiais com orientações sobre a temática para cuidadores e usuários que podem ser utilizados pelos profissionais em sua prática. O pré-teste, o pós-teste e o desempenho no desenvolvimento dos casos clínicos são utilizados para a avaliação.
UNA-SUS Universidade Federal de Pelotas Abordagem Domiciliar em Cuidados Paliativos Interdisciplinar EaD autoinstrucional 45h O objetivo do curso é proporcionar aos profissionais de saúde aprimoramento na oferta de cuidados paliativos no domicilio. Este curso de autoaprendizagem oportuniza a formação dos profissionais através de casos clínicos interativos que enfocam o desenvolvimento do raciocínio clínico e o aprofundamento dos conhecimentos em diferentes grupos populacionais. Os temas dos casos clínicos incluem controle dos sintomas mais prevalentes tais como fadiga, anorexia, dor e procedimentos como hipodermóclise, punção de cateter venoso totalmente implantado e sedação paliativa domiciliar. Ferramentas interativas como escores, calculadoras e escalas estão disponíveis para subsidiar a avaliação da situação de saúde. O curso também provê materiais com orientações sobre a temática para cuidadores e usuários que podem ser utilizados pelos profissionais em sua prática. O pré-teste, o pós-teste e o desempenho no desenvolvimento dos casos clínicos são utilizados para a avaliação.
UNA-SUS Universidade Federal do Piauí Redução da mortalidade materna I EaD autoinstrucional 45h A Formação Modular do curso Redução da Mortalidade Materna I, será a Distância e está organizada em 02 micro cursos voltados para a mesma temática. O formato modular favorece a formação de profissionais que atuam na Atenção Primária e buscam conhecimentos para tomada de decisão informada por evidências. Os 02 micro cursos que constituem a Formação estão planejados mantendo uma relação direta entre si e com a temática de Redução da Mortalidade Materna, de modo que o profissional possa fazer a formação integral para os conteúdos de hipertensão / eclâmpsia e hemorragia. Justifica-se a proposta pedagógica da Formação Modular pelo fato dos micro cursos serem uma tendência mundial que responde a um contexto de intenso movimento e agilidade, no qual os profissionais acessam cursos a distância com o objetivo de encontrar o conhecimento que auxilie na solução de situações problemas do cenário da prática. Os micro cursos com suas características mais ágeis, objetivas e com menor carga horária favorecem a permanência e a conclusão dos profissionais do curso, diminuindo assim a evasão e melhorando os índices de avaliação do projeto.
UNA-SUS Universidade Federal de Goiás Trajetória da Saúde Digital no Brasil EaD autoinstrucional 10h A implementação da Saúde Digital no Brasil inclui um conjunto de ações de tecnologia da informação e comunicação que só terão a efetividade esperada na melhoria da qualidade da atenção à saúde, se profissionais e gestores de saúde estiverem capacitados e sensibilizados para utilizá-las adequadamente.
UNA-SUS Universidade de Brasília Vigilância e Controle de Vetores de Importância em Saúde Pública EaD autoinstrucional 45h O objetivo é aprimorar os conhecimentos das equipes técnicas de controle vetorial com relação à biologia e comportamento dos vetores, assim como das técnicas, equipamentos e produtos utilizados na rotina dos programas.
UNA-SUS Universidade Federal do Piaui Redução da mortalidade materna II EaD autoinstrucional 90h A Formação Modular será a Distância e está organizada em 02 micro cursos voltados para a mesma temática. O formato modular favorece a formação de profissionais que atuam na Atenção Primária e buscam conhecimentos para tomada de decisão informada por evidências.
UNA-SUS Universidade Federal do Maranhão Queixas Comuns no Atendimento à Demanda Espontânea e Urgências e/ou Emergências na Atenção Primária à Saúde 2 EaD autoinstrucional 30h Este curso permitirá a compreensão quanto às diferenças entre situações de urgência/ prioridades, a fim de realizar o adequado diagnóstico e tratamento em casos de doenças de pele, rinossinusites e síndromes gripais, sangramento genital anormal, tonturas e vertigens, bem como a forma adequada de proceder com o encaminhamento para um nível de atenção de maior complexidade, quando necessário.
UNA-SUS Universidade Federal de Minas Gerais PROPEDÊUTICA CARDIOVASCULAR NA ATENÇÃO BÁSICA EaD autoinstrucional 60h O curso aborda a propedêutica médica cardiovascular com foco na assistência à pessoa em serviços de atenção primária à saúde.
UNA-SUS Universidade Federal de Minas Gerais Promoção da Alimentação Adequada e Saudável na Atenção Básica - PAAS. EaD autoinstrucional 30h O propósito do Curso é atender à elevada demanda por qualificação profissional direcionada ao desenvolvimento de ações de promoção de alimentação adequada e saudável (PAAS), nos serviços da Rede de Atenção Primária à Saúde (RAPS).
UNA-SUS Fundação Oswaldo Cruz - Brasília Prevenção e controle de infecções (PCI) causadas pelo novo coronavírus (COVID-19) EaD autoinstrucional 5h Este curso fornece informações sobre o que os serviços de saúde devem fazer para estar preparados para responder no caso de surgimento de um vírus respiratório, como o novo coronavírus.
UNA-SUS Universidade Federal do Maranhão Prescrição, Concessão, Adaptação e Manutenção de Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção EaD autoinstrucional 45h Neste curso serão abordados conceitos de deficiência, reabilitação e tecnologia assistiva assim como a integralidade e intersetorialidade no processo de concessão de meios auxiliares de locomoção (OPM).
UNA-SUS Universidade Federal de Minas Gerais Para elas: atenção integral à saúde da mulher em situação de violência EaD autoinstrucional 60h O curso Para Elas tem como objetivos a capacitação de profissionais, a organização da rede de atenção e a produção de conhecimento e de material científico, estratégias importantes para prover o cuidado à mulher da cidade, do campo e da floresta.
UNA-SUS Universidade Federal do Maranhão Organização do SUS EaD autoinstrucional 45h A partir deste curso será possível compreender o processo de estruturação, a configuração e o funcionamento do SUS.
UNA-SUS Universidade Federal do Maranhão Organização da Atenção à Saúde no SUS EaD autoinstrucional 45h A partir deste curso, será possível compreender a organização da atenção à saúde no Sistema Único de Saúde a partir do conhecimento de alguns elementos fundamentais.
UNA-SUS Universidade Federal de Santa Catarina Orientações sobre a COVID-19 na Atenção Especializada EaD autoinstrucional 15h Neste curso, abordamos quais orientações podemos fornecer aos pacientes, para que estes também auxiliem na prevenção e combate do vírus COVID-19.
UNA-SUS UFMG Oftalmologia na Atenção Básica à Saúde EaD autoinstrucional 60h Na modalidade de Educação a Distância, o curso Oftalmologia na Atenção Básica à Saúde visa ampliar a capacidade de resolução clínico-oftalmológica na Atenção Básica à Saúde.
UNA-SUS UFMG Medicina Rural EaD autoinstrucional 45h Parte significativa da população brasileira vive em áreas rurais. No entanto, a formação dos profissionais de saúde no país ainda está fortemente concentrada na população urbana fragilizando a abordagem das especificidades, necessidades e demandas de atenção e do cuidado à população rural.
UNA-SUS Fundação Oswaldo Cruz - Brasília Manejo do Sarampo nos Serviços de Saúde EaD autoinstrucional 60h O curso tem como objetivo qualificar os profissionais de saúde para identificar prontamente o caso suspeito de sarampo e conduzir ações de atenção e vigilância de forma integrada e oportuna, aplicando e disseminando os conhecimentos adquiridos na rotina de trabalho.
UNA-SUS Fundação Oswaldo Cruz - Brasília Manejo da Tuberculose na Atenção Primária à Saúde para População Privada de Liberdade EaD autoinstrucional 9h Este curso tem por objetivo abordar todos os aspectos da doença e como se dá o manejo da tuberculose na rede de atenção primária à saúde, apresentando um caso problema de tuberculose no contexto de um sistema prisional, respeitando as especificidades dessa população.
UNA-SUS Fundação Oswaldo Cruz - Brasília Manejo da Tuberculose na Atenção Primária à Saúde para População Indígena EaD autoinstrucional 9h Este curso tem por objetivo abordar todos os aspectos da doença e como se dá o manejo da tuberculose na rede de atenção primária à saúde, no contexto de um grupo indígena.
UNA-SUS Fundação Oswaldo Cruz - Brasília Manejo da Tuberculose na Atenção Primária à Saúde para População Geral EaD autoinstrucional 10h Este curso tem por objetivo abordar todos os aspectos da doença e como se dá o manejo da tuberculose na rede de atenção primária à saúde.
UNA-SUS Fundação Oswaldo Cruz - Brasília Manejo da Tuberculose na Atenção Primária à Saúde para População em Situação de Rua EaD autoinstrucional 9h Este curso tem por objetivo abordar todos os aspectos da doença e como se dá o manejo da tuberculose na rede de atenção primária à saúde.
UNA-SUS Fundação Oswaldo Cruz - Brasília Manejo da Coinfecção Tuberculose-HIV EaD autoinstrucional 60h O objetivo é fornecer subsídios para que os profissionais de saúde atendam integralmente, e de forma qualificada, as pessoas coinfectadas por tuberculose e HIV.
UNA-SUS Fundação Oswaldo Cruz - Brasília Manejo Clínico da COVID-19 na Atenção Primária à Saúde EaD autoinstrucional 18h Reconhecer as recomendações apresentadas no Protocolo de Manejo Clínico do Coronavírus (COVID-19) e nas documentações oficiais sobre o Manejo Clínico do Coronavírus (COVID-19) na Atenção Primária em Saúde.
UNA-SUS Fundação Oswaldo Cruz - Brasília Linha de cuidados para atenção Integral à saúde da pessoa idosa EaD autoinstrucional 20h O curso tem como objetivo geral qualificar o cuidado à saúde da população idosa na Atenção Primária à Saúde - APS, aplicando e disseminando os conhecimentos adquiridos na rotina de trabalho.
UNA-SUS Universidade Federal de Goiás Integração com a Rede Nacional de Dados em Saúde EaD autoinstrucional 20h Este microcurso, Integração com a Rede Nacional de Dados em Saúde, faz parte do Programa Educacional em Saúde Digital da Universidade Federal de Goiás. A sua oferta foi motivada pela necessidade dos estabelecimentos de saúde de todo o país terem que conectar com a RNDS.
UNA-SUS UFCSPA Imunização em Gestantes EaD autoinstrucional 20h Esse curso tem como propósito a qualificação de estudantes e profissionais da área da saúde. Seu objetivo é proporcionar a você uma maior compreensão sobre as questões relacionadas à imunização das gestantes, a fim de capacitá-lo para prestar uma assistência qualificada às gestantes em seu cotidiano de trabalho.
UNA-SUS Fiocruz - Brasília Estratificação dos Perfis de Funcionalidades EaD autoinstrucional 24h O curso tem como objetivo geral qualificar o cuidado à saúde da população idosa na Atenção Primária à Saúde - APS, aplicando e disseminando os conhecimentos adquiridos na rotina de trabalho.
UNA-SUS Fiocruz - Brasília Doenças ocasionadas por vírus respiratórios emergentes, incluindo o COVID-19 EaD autoinstrucional 4h Este curso fornece uma introdução geral ao COVID-19 e vírus respiratórios emergentes. O curso foi produzido pela Organização Mundial da Saúde e traduzido para o português pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) e está sendo ofertado e certificado pela Fiocruz Brasília.
UNA-SUS UFMG Doenças infectocontagiosas na atenção básica à saúde EaD autoinstrucional 60h Este curso tem como objetivo proporcionar aos médicos com os outros profissionais de saúde que atuam na ABS uma visão das principais medidas de vigilância e controle de agravos infectocontagiosos prevalentes no Brasil, bem como orientar o seu manejo clínico.
UNA-SUS Fiocruz - MS Doenças do Aparelho Digestivo EaD autoinstrucional 60h O objetivo do curso é qualificar o profissional sobre o manejo adequado de pacientes com doenças do aparelho digestivo na atenção primária em saúde.
UNA-SUS Universidade de Brasília Documentos Médicos EaD autoinstrucional 60h O objetivo do curso online é qualificar médicos e estudantes de medicina para o preenchimento e a expedição dos principais documentos médicos utilizados no Sistema Único de Saúde (SUS), em conformidade com parâmetros ético-legais vigentes.
UNA-SUS Fiocruz - Brasília Diagnóstico e Cuidado Onco-hematológico na Atenção Primária à Saúde - APS EaD autoinstrucional 8h O curso tem como objetivo capacitar médicos e profissionais da atenção primária à saúde para assistência ao paciente onco-hematológico, por meio de estratégias de atendimento que garantem ações coordenadas em um cuidado centrado na pessoa.
UNA-SUS Fiocruz - Brasília Dengue: Casos Clínicos para Atualização do Manejo EaD autoinstrucional 10h O curso tem como objetivo atualizar os profissionais de saúde sobre o diagnóstico e o tratamento da dengue, de acordo com as recomendações atuais do Ministério da Saúde.
UNA-SUS Fiocruz - Brasília Cuidados de Enfermagem para a pessoa idosa na Atenção Primária à Saúde EaD autoinstrucional 12h O curso tem como objetivo geral qualificar a atuação do profissional de enfermagem para o cuidado da saúde da pessoa idosa no âmbito da atenção primária à saúde (APS).
UNA-SUS UFMG Cuidado à Pessoa com Multimorbidade e Polimedicamentos EaD autoinstrucional 45h O curso tem por objetivo qualificar médicos que atuam na Rede de Atenção Básica à Saúde, preferencialmente em áreas remotas ou periféricas, para identificar, avaliar e organizar serviço de saúde para o atendimento e cuidado à pessoa com multimorbidade e polimedicação.
UNA-SUS UFMA Classificação de Risco e Vulnerabilidades na Atenção Primária em Saúde EaD autoinstrucional 30h Através deste programa, será possível compreender a importância da classificação de risco e vulnerabilidades para a organização do trabalho na Atenção Primária à Saúde (APS).
UNA-SUS Fundação Oswaldo Cruz - Brasília Atualização do Manejo Clínico da Influenza EaD autoinstrucional 6h O objetivo da iniciativa é profissionais de saúde que atuam em toda rede assistencial para reforçar o manejo adequado da influenza, de acordo com os protocolos vigentes do Ministério da Saúde, que preconizam o uso da medicação antiviral e a atenção especial aos casos de síndrome respiratória aguda grave.
UNA-SUS Fundação Oswaldo Cruz - Pernambuco Atenção Integral às Crianças com Alterações do Crescimento e Desenvolvimento, relacionadas às Infecções Zika e STORCH EaD autoinstrucional 30h Os conhecimentos disseminados neste curso visam fornecer o aporte teórico e prático necessário para que Profissionais de saúde que atuem na atenção primária ou Estratégia de Saúde da Família (ESF) se qualifiquem e estejam aptos a proceder no apoio às Crianças com Alterações do Crescimento e Desenvolvimento, relacionadas às Infecções Zika e STORCH em todo o Brasil.
UNA-SUS Fundação Oswaldo Cruz - Brasília Abordagem Familiar E Manejo Das Fragilidades E Da Rede De Apoio EaD autoinstrucional 12h Este recurso aborda a saúde das pessoas idosas em situação de fragilidade. Seu foco é na participação da família e na mobilização da rede de apoio - formal e informal - para a melhoria da qualidade de vida.
UNA-SUS UFMA Atenção à Reabilitação da Pessoa com Transtornos do Espectro do Autismo EaD autoinstrucional 30h Através deste curso será possível conhecer a história e epidemiologia do transtorno do espectro do autismo (TEA) bem como o fluxograma de acompanhamento e atendimento da pessoa com TEA na rede SUS.
UNA-SUS UFMA Atenção à Pessoa com Síndrome de Down EaD autoinstrucional 30h Através deste curso será possível conhecer e entender melhor as particularidades e características da Síndrome de Down e o seu papel neste contexto.
UNA-SUS UEA Atenção à Saúde da População Ribeirinha EaD autoinstrucional 60h O referido módulo têm como público alvo profissionais médicos atuantes em áreas ribeirinhas de forma a oferecer a esses capacitação em atenção primária de forma a conhecer e atuar sobre os problemas de saúde mais comuns dessa população.
UNA-SUS

Fiocruz - Brasília

Abordagem das síndromes geriátricas e cuidados paliativos na Atenção Primária à Saúde EaD autoinstrucional 12h O curso tem como objetivo geral: Qualificar a atuação do profissional médico para a abordagem de síndromes geriátricas e os cuidados paliativos no âmbito da Atenção Primária à Saúde.
UNA-SUS

Fundação Oswaldo Cruz - Mato Grosso do Sul

Saúde das Populações de Fronteira EaD autoinstrucional 30h Este curso possibilitará ao profissional de saúde, e/ou demais interessados, ampliar seu olhar para a saúde das populações de fronteiras, para que o mesmo possa qualificar suas ações de vigilância e de cuidado à essa população.
UNA-SUS

Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Processo de Incorporação de Tecnologia em Saúde no SUS EaD autoinstrucional 20h A capacitação de profissionais para a incorporação de novas tecnologias no SUS contribui para o desenvolvimento da área da saúde no Brasil. O curso propicia a compreensão do fluxo de incorporação de uma tecnologia no SUS e dos princípios básicos que sustentam uma incorporação
UNA-SUS

Fundação Oswaldo Cruz - Mato Grosso do Sul

Planejamento em Saúde EaD autoinstrucional 30h Considerando que o profissional de saúde reconhece a importância do planejamento, mas tem dificuldade para sua realização, surge a necessidade da oferta de um curso, na perspectiva da educação permanente, que instrumentalize esse profissional, com vista à implantação do planejamento no cotidiano do seu trabalho.
UNA-SUS

Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

 

Gestão da Clínica na Atenção Básica EaD autoinstrucional 60h Este curso é direcionado para a qualificação das equipes multiprofissionais que atuam na Atenção Básica e tem por objetivo proporcionar a compreensão dos desdobramentos e as implicações da Gestão da Clínica em suas diferentes abordagens: individual e familiar.
UNA-SUS Fundação Oswaldo Cruz - Mato Grosso do Sul Atenção Integral à Saúde das Populações do Campo, da Floresta e das Águas EaD autoinstrucional 60h Esse curso foi elaborado para auxiliar os profissionais de saúde que atuam em unidades de Saúde da Família e promove a reflexão sobre a qualidade do serviço desenvolvido, ampliar as competências necessárias para que a atenção seja universal, integral, centrada nas necessidades das pessoas, respeitando a competência cultural dos indivíduos e comunidades.
UNA-SUS Universidade Federal de Ouro Preto Atenção aos problemas neurológicos frequentes na Atenção Básica EaD autoinstrucional 60h Curso voltado para médicos da Atenção Básica, com enfoque na abordagem aos principais problemas neurológicos presentes no contexto de atendimento em Unidades Básicas de Saúde.
UNA-SUS UFMA Atenção à Pessoa Amputada EaD autoinstrucional 30h Neste curso, será possível compreender as orientações relativas à atenção à pessoa amputada como parte do processo de melhoria dos serviços previstos no Sistema Único de Saúde.
UNA-SUS Instituto Aggeu Magalhães Esquistossomose: Manejo Clínico E Epidemiológico Na Atenção Básica EaD autoinstrucional 45h O objetivo do curso é otimizar o manejo clínico e epidemiológico da doença, qualificando os profissionais que trabalham nas unidades de saúde da família.
UNA-SUS Universidade Federal De Santa Catarina Medidas De Proteção No Manejo Da Covid-19 Na Atenção Especializada EaD autoinstrucional 15h Neste curso, abordamos a identificação e a extensão da transmissão da infecção pelo novo coronavírus, assim como o reconhecimento de seus fatores de risco entre os profissionais da saúde. 
UNA-SUS Universidade Federal De São Paulo O Fazer Da Saúde Indígena EaD autoinstrucional 60h Relações Interculturais. O espaço intercultural e a produção da saúde. A doença como processo sociocultural. Representações sociais em saúde. Ética e relativismo no contexto do trabalho intercultural.
Atenção primária em saúde indígena e os princípios da clínica ampliada. 
UNA-SUS Universidade Federal De São Paulo Gestão Local De Desastres Naturais Para A Atenção Básica EaD autoinstrucional 60h O Curso Gestão Local de Desastres Naturais para a Atenção Básica foi elaborado com o objetivo de contribuir na qualificação dos profissionais da saúde, em especial daqueles que atuam na Atenção Básica (AB).
UNA-SUS Universidade Federal De São Paulo Introdução À Avaliação Em Saúde (Foco Em Atenção Básica) EaD autoinstrucional 60h A avaliação em saúde constitui um vasto e intenso campo de práticas éticas, políticas e técnicas com forte incidência sobre os serviços. 
UNA-SUS Universidade Federal De São Paulo Medicamentos Na Atenção Primária No Sus EaD autoinstrucional 60h Este curso é composto por 3 módulos temáticos:

Módulo 1 - Medicamentos no SUS: do registro à incorporação.
Módulo 2 - Prescrição e dispensação de medicamentos no SUS.
Módulo 3 - Segurança do paciente no uso de medicamentos.
UNA-SUS Universidade Federal De São Paulo Saúde Da Mulher EaD autoinstrucional 60h Este módulo educacional trata do cuidado à saúde das mulheres, com foco na atenção primária à saúde, habilita os profissionais de saúde para uma assistência completa à saúde da mulher.
UNA-SUS Universidade Federal De São Paulo Medidas De Proteção No Manejo Da Covid-19 Na Atenção Primária À Saúde EaD autoinstrucional 10h Tem como objetivo capacitar e prover conhecimento técnico aos estudantes da área da saúde para atuarem no auxílio aos trabalhadores das equipes de saúde da Atenção Primária à Saúde (APS).
UNA-SUS Universidade Federal De São Paulo Dermatologia Na Atenção Básica EaD autoinstrucional 60h Tem por objetivo aumentar a capacidade de resolução das doenças da pele, integradas às outras áreas da saúde; auxiliar os profissionais na prática diária no SUS; contribuir para que a Atenção Básica atinja de forma plena, com qualidade e ampla capacidade de resposta, às demandas principais de dermatologia nas Unidades Básicas de Saúde.
UNA-SUS Fundação Oswaldo Cruz - Mato Grosso Do Sul Atualização Do Manejo Clínico Da Pessoa Com Chikungunya EaD autoinstrucional 45h Esta iniciativa educacional tem como objetivo implementar e qualificar o cuidado das pessoas acometidas por chikungunya.
UNA-SUS Fundação Oswaldo Cruz - Mato Grosso Do Sul Zika: Abordagem Clínica Na Atenção Básica EaD autoinstrucional 45h O curso objetiva capacitar os profissionais de saúde para minimizar os impactos da Zika no país.
UNA-SUS Universidade Federal De Minas Gerais Malária Na Atenção Primária À Saúde EaD autoinstrucional 60h O objetivo deste curso é sistematizar e ampliar o conhecimento sobre malária de profissionais de saúde de nível superior que atuam na atenção primária em regiões endêmicas e não endêmicas para malária no Brasil.
UNA-SUS Universidade Federal De Santa Catarina Amamenta E Alimenta Brasil: Recomendações Baseadas No Guia Alimentar Para Crianças Brasileiras Menores De 2 Anos EaD autoinstrucional 30h Este curso foi elaborado especialmente para você, profissional da saúde, pensando nas dificuldades encontradas no seu cotidiano de trabalho na APS no que diz respeito ao aleitamento materno e às recomendações sobre a introdução da alimentação complementar. 
UNA-SUS Universidade Federal De Santa Catarina Abordagem Do Sobrepeso E Obesidade Na Atenção Primária Em Saúde EaD autoinstrucional 30h O objetivo deste curso é compartilhar ações de promoção de alimentação saudável para o enfrentamento do sobrepeso e da obesidade que possam ser incorporadas no processo de trabalho da AP.
UNA-SUS Universidade Federal De Santa Catarina Reconhecendo o Sobrepeso e a Obesidade no contexto da Atenção Primária À Saúde EaD autoinstrucional 30h O objetivo deste curso é capacitar o leitor a reconhecer a problemática de sobrepeso e obesidade como uma questão multifatorial relevante a ser abordada na Atenção Primária.
UNA-SUS Universidade Federal De Santa Catarina Promoção Do Ganho De Peso Adequado Na Gestação EaD autoinstrucional 30h O objetivo deste curso é capacitar o profissional de saúde a compreender a importância da promoção da alimentação adequada e saudável na gestação para a prevenção e controle do sobrepeso e da obesidade durante o período gestacional.
PROADI HSL Aprimoramento do Cientificismo e Produção Científica nos programas de residência EaD Tutorado 50h Aprimoramento do Cientificismo e Produção Científica nos programas de residência.
PROADI HSL Fortalecimento da Construção de Novos Programas de Residência em Saúde EaD autoinstrucional 4h Fortalecimento da Construção de Novos Programas de Residência em Saúde.
PROADI HSL Diagnóstico situacional e intervenções em Programas de Residência em Saúde em diligência EaD Tutorado 20h Diagnóstico situacional e intervenções em Programas de Residência em Saúde em diligência.
PROADI HSL Capacitação de Vistoriadores EaD Tutorado 40h Capacitação de vistoriadores.
PROADI HSL Fortalecimento da formação de residentes na Gestão de Serviços de Saúde
(3 Níveis: básico, intermediários e avançado)
EaD autoinstrucional 40h Fortalecimento da formação de residentes na Gestão de Serviços de Saúde.
PROADI HSL Apoio ao desenvolvimento de programas de Ano Adicional em Gestão EaD Tutorado 20h Apoio ao desenvolvimento de programas de ano adicional em gestão.
PROADI HSL Curso de Aperfeiçoamento, à distância, de operação do Núcleo Interno de Regulação/NIR  EaD autoinstrucional 20h Curso de Aperfeiçoamento, à distância, de operação do Núcleo Interno de Regulação/NIR 
PROADI HSL Formação de especialistas médicos e profissionais da saúde, conforme a periodicidade de cada programa de residência (anual , bianual ou trianual) Presencial 5.760h Formação de especialistas médicos e profissionais da saúde, conforme a periodicidade de cada programa de residência (anual , bianual ou trianual)
PROADI HSL Estágios no HSL para residentes de Hospitais Públicos Presencial 240h  Estágios no HSL com prioridade para residentes de Hospitais Públicos
PROADI HSL Estágio para residentes e preceptores do país no Atendimento à populações vulneráveis - População Ribeirinha Presencial 240h Estágio para residentes e preceptores do país no Atendimento à populações vulneráveis - População Ribeirinha
PROADI HSL Estágio para residentes e preceptores do país no Atendimento à populações vulneráveis - Situação de Rua Presencial 240h Estágio para residentes e preceptores do país no Atendimento à populações vulneráveis - Situação de Rua
PROADI HSL Estágio para residentes e preceptores do país no Atendimento à populações vulneráveis - Refugiados Presencial 240h Estágio para residentes e preceptores do país no Atendimento à populações vulneráveis - Refugiados
PROADI HSL Desenvolvimento de Recomendações para o Bem Estar e Saúde Mental na Residência EaD autoinstrucional 20h Desenvolvimento de Recomendações para o Bem Estar e Saúde Mental na Residência
PROADI HSL Capacitação presencial em Ultrassom em Sala de Urgência/Emergência EaD Tutorado 20h Capacitação presencial em Ultrassom em Sala de Urgência/Emergência
PROADI HSL Especialização em Preceptoria no SUS - PSUS EaD Tutorado 400h Especialização em Preceptoria no SUS - PSUS
PROADI HSL Especialização em Gestão de Programas de Residência no SUS - GPRS EaD Tutorado 400h Especialização em Gestão de Programas de Residência no SUS - GPRS
PROADI HSL Qualidade e Segurança do Cuidado para Preceptores e residentes do SUS (Certificação/Qualificação/Acreditação). EaD Tutorado 40h Qualidade e Segurança do Cuidado para Preceptores e residentes do SUS (Certificação/Qualificação/Acreditação).