A Ação Estratégica " O Brasil Conta Comigo" foi instituída com o objetivo de fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) para o enfrentamento à COVID-19, auxiliando gestores, trabalhadores e instituições no âmbito das três esferas do governo.

 

A Ação Estratégica “O Brasil Conta Comigo – Residentes na área da Saúde” instituiu o pagamento de R$ 667,00, a título de bonificação, para os residentes dos Programas de Residência Médica e Residência em Área Profissional da Saúde, pelo prazo de seis meses.

Criada pela Portaria nº 580, de 27 de março de 2020, a iniciativa reuniu diferentes instâncias colegiadas, motivando o desenvolvimento das atividades do residente para as ações de enfrentamento à COVID-19, fortalecendo a estrutura ensino-assistencial e as equipes de saúde.

A ação demandou uma articulação do Ministério da Saúde,  Ministério da Educação, Comissões Estaduais de Residência Médica (CEREMs), Comissões de Residência Médica (COREMEs) e Comissão de Residência Multiprofissional (COREMUs) das instituições de ensino. Para efetivar o pagamento, os coordenadores das COREMEs e COREMUs encaminham o monitoramento mensal dos residentes ativos nos programas de residência em saúde.

 

A Ação Estratégica “O Brasil Conta Comigo – Profissionais da Saúde” objetiva realizar o cadastramento e a capacitação dos profissionais da área de saúde nos Protocolos de Manejo Clínico do Coronavírus (COVID-19), do Ministério da Saúde para o enfrentamento à COVID-19. Saiba mais clicando aqui.